terça-feira, 13 de junho de 2017

Olá, pessoal Escrevo em uma manhã ensolarada e quente, aqui da biblioteca do departamento de Educação e Psicologia. Estou em uma sala...

Fui à Évora - Alentejo

Nenhum comentário :
 
Olá, pessoal

Escrevo em uma manhã ensolarada e quente, aqui da biblioteca do departamento de Educação e Psicologia. Estou em uma sala de estudos em que há uma janela bem larga em que posso ver o CUFC - Centro Universitário de Fé e Cultura e os jardins da Universidade.

As aulas acabaram, assim como as apresentações de trabalhos e algumas provas, a minha última prova será amanhã, de Organização e Gestão Escolar. Ontem entreguei o meu trabalho de Literatura para a Infância e Juventude e conversei com a professora sobre os Estudos Orientados.

Ainda não acabaram todas as obrigações acadêmicas, pois me falta começar a análise dos testes da pesquisa e desenvolver os Estudos Orientados.

No final de semana fui à Évora, uma cidade na região do Alentejo muito bonita, cheia de história e cultura. Visitei a famosa Capela dos Ossos, o Templo Romano, a igreja de São Francisco, a Sé Catedral de Évora e o Museu. Foi neste final de semana que aconteceu a 4.ª Edição da EXIB Música e Mostra de Culturas Ibero-americanas | Alentejo em Cena, e foi muito divertido. Assisti a um show de Fado com música brasileira.

No sábado aconteceu o encontro Internacional de Coros no Teatro Garcia de Resende, além do teatro ser muito bonito a apresentação aconteceu em português e espanhol, o que achei muito interessante, ah! Mais uma vez tivemos a participação da música brasileira que foi emocionante. 

Em Évora conheci a Maira, contadora de história e aluna da Unicamp, o Tomás, da Madeira e ator, e participei de um piquenique com seus agradáveis e generosos amigos, conversamos sobre a vida universitária e os nossos devaneios pessoais e profissionais. Por fim, visitei a cidade, a universidade e as ruas desta cidade que me trouxe grandes alegrias.

O ciclo estudantil em Portugal está terminando e com ele é comum às despedidas. Fiz muito conhecidos aqui e alguns deles se tornaram amigos que fica difícil não abraçá-los com os olhinhos marejados. Na última sexta-feira despedi da Eva e da Jasmim, duas amigas chinesas que moravam no mesmo condomínio que eu, também estudavam no Departamento de Línguas e Culturas, e agora voltaram à China. Fomos ao Cais Madeirense, um restaurante na Praça do Peixe que tem um ótimo lanche por 3,50 euros e uma sangria refrescante que compartimos e pagamos 1,50 cada um. 

Ao me despedir delas foi como se um filme passasse em minha cabeça, diante dos meus olhos, de todos os momentos vividos, foi mágico! Eu estou muito feliz por ter a oportunidade de ter essa experiência e poder conhecer pessoas tão diferentes e amáveis.

Ainda em tom de despedida. O meu amigo português, o André, e eu resolvemos raspar o nosso cabelo juntos, em uma espécie de “corte de cabelo de despedida – inovação luso-brasileira”. Foi algo simbólico e muito especial, pois agora iremos iniciar um novo ciclo em nossas vidas, cada um em seu país. O André é aluno ingressante e assim como eu, tivemos as primeiras impressões e experiências na Universidade de Aveiro.

Se foram os meus colegas chineses, de casa e agora de coração. Se foi a Mari para a Alemanha, a Irina e a Olga para a Rússia, a Maira para o Brasil, o Miika para Finlândia... Assim como eu, daqui alguns dias. Estou nostálgico, mas isso é tão bom!


Bom pessoal, por hoje é só. Até a próxima semana.

Nenhum comentário :

Postar um comentário