segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Olá, pessoas. As aulas tiveram início no dia 12 de setembro, uma semana antes dos calouros, pois eles começaram nesta segunda-feira...

1a. semana de aulas

2 comentários :
 
Olá, pessoas.

As aulas tiveram início no dia 12 de setembro, uma semana antes dos calouros, pois eles começaram nesta segunda-feira. Nós do PLI – UFTM estamos cursando cinco disciplinas em turmas diferentes, portanto somos “veteranos” aqui. Acredito que com as fotos anteriores vocês conseguiram ter uma ideia do tamanho da universidade. A Universidade de Aveiro é bem grande, há diversos cursos, alguns refeitórios e diversas cantinas, creio que cada departamento tenha os seus refeitórios e cantinas.

O nosso SISCAD se chama PACO – Portal Acadêmico On Line e é por meio dele que nós conseguimos saber sobre as disciplinas e tudo que envolve as atividades acadêmicas.  Segue o link, caso alguém tenha curiosidade e queira dar uma olhadinha: https://paco.ua.pt/. Para qualquer atividade no PACO precisamos entrar no sistema com o nosso e-mail institucional e a senha que criamos ao nos matricular.

A Universidade de Aveiro disponibiliza uma aplicação, como eles falam aqui, para que os alunos possam pesquisar as informações sobre a Universidade. O UAmobile é um app muito útil, ao baixá-lo temos que entrar com o nosso e-mail institucional e a senha, e em seguida o app nos mostra um quadro com várias opções. Nele podemos conversar entre nós, como um chat, saber sobre os anúncios e eventos que acontecem na universidade, nossas unidades curriculares, horário, datas, procurar salas, saber o cardápio do RU – Restaurante Universitário, entre outras coisas.

Eu estou cursando cinco disciplinas que estão distribuídas nas manhãs e tardes, de segunda à sexta-feira. As salas de aulas são bem amplas e somos dispostos na sala dependendo da matéria. Por exemplo, na aula de Linguística textual e Literatura Infanto-juvenil temos uma mesa que é dividida por dois colegas, na aula de espanhol III é como na UFTM, uma cadeira com uma mesa acoplada e na aula de Literatura III sentamos em círculo. Ainda não tive Língua Portuguesa I, pois como se trata de uma disciplina do primeiro período, terá início somente na quarta-feira. Os alunos são bem participativos, se oferecem para ler e interagem muito com a professora e os colegas. O trabalho desenvolvido pelo professor oferece, alternadamente, exercícios individuais e em grupo.
As aulas de Espanhol III são divertidas, pois todos falamos em espanhol, produzimos pequenos textos e a gramática é apresentada com diversos exercícios, parece que ninguém tem vergonha de errar, pois respondem a todas as perguntas da professora, sendo essas respostas certas ou não.

A manhã na universidade é muito bonita, nessa época do ano enquanto o frio não chega, o sol nasce esplendoroso, parece abraçar a universidade inteira, o céu azul e o vento constante fazem com que você agradeça por essa vista tão animadora. Na hora do almoço, por volta do meio dia, eu sempre almoço no RU e pago 2,55 euros. Aqui não existe a “Casa do Xérox”, pois é no moodle que são disponibilizados os nossos textos e slides. É bem simples, você entra na sua página, escolhe a disciplina que queira fazer o download e imprime. Todos os professores enviam à ferramenta seus materiais e o preço da impressão é igual ao da cópia, algo em torno de 5 “centavos”, mas se você quiser imprimir em outro lugar é só salvar no pen drive e buscar uma opção mais barata.

A biblioteca é imensa, uma porta larga e uma parede de vidro te recepcionam, acima uma mensagem bem clara solicita silêncio. Por todo o campus a internet pega, na biblioteca há tomadas nas mesas e, sobre elas, lâmpadas para melhorar a iluminação, se for preciso.

Nessa semana pude observar algumas coisas interessantes. A primeira delas foi o café. Quando você vai até a cantina pedir um, eles fazem e colocam em uma xícara pequena só um cafezinho, e eu sempre fico com aquela cara: Poxa, só esse “tiquinho”? Descobri ontem que tenho que pedir café longo, a partir de hoje só peço assim.
Outra coisa é a maneira como falam. "Santinha" é "saúde" após espirrar, "força", serve como um "faça", "entre na sala", "fixe" é "legal", "gira" é "bonita", imagine a frase: "Olha lá, aquela bomba bonita" aqui seria: "Olha lá, aquela bomba gira". Ah, e sem falar no uso do verbo perceber substituindo o entender, pois não percebi, é o nosso não entendi, isso é natural por aqui. Eu sempre "bugo", mas já estou me acostumando a perceber. Ainda sobre a maneira de falar, eles quase nunca usam o gerúndio para a ação que está acontecendo, sempre é A + verbo. Eu digo: Estou estudando, estou lendo, estou caminhando, eles dizem: Estou a estudar, estou a ler, estou a caminhar.

Sobre acessibilidade, no que pude observar nessa semana é que a universidade tem rampas de acesso e eu vi, até agora, apenas dois alunos com necessidades especiais, uma cadeirante e um menino com muletas, ambos, parecem conseguir se locomover sem grandes dificuldades. Não há alunos com necessidades especiais na minha classe e as monitorias, aqui tutorias, são dadas pelos professores após agendarmos um horário durante a semana.

A universidade oferece muitos cursos extracurriculares, há aulas de idiomas, esportes e até ioga. Tem também a Tuna Universitária de Aveiro, ainda não sei muito sobre ela. Pelo que entendi do que a professora disse, é uma reunião de universitários que cantam em um coral, tocam instrumentos, dançam com acrobacias e se encontram para ensaiar e conversar. Vou tentar ir em uma dessas reuniões e na próxima vez eu conto como foi.

Bom, acredito que seja isso, uma primeira semana de aulas bem motivadora para um desafio de estudos e disciplina. Convido você a perguntar algo que tenha curiosidade, afinal este texto não abrange tudo, apenas uma visão superficial e até limitada dessa grande semana.


Até a próxima, pessoal!

2 comentários :

  1. Nossa, Angelo!! Quanto coisa interessante!! Depois vou querer saber mais das disciplinas!! boas aulas pra vcs!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Parabéns. Aproveite esss oportunidade. Abraços.

    ResponderExcluir